8 benefícios do Mamão

 


A história do mamão... como toda a história, é muito interessante. Vamos ver do ponto de vista de A. Balbach.

 

Ele conta que sua história no continente americano remonta ao conquistador espanhol , no início do século XVI, Juan Ponce de León, que depois de desembarcar nas praias da Flórida escreveu ao rei da Espanha, contando sua jornada em busca da juventude.

 

Ele disse em sua carta: "Os índios preparam a carne para cozinhar envolvendo-a, muitas horas antes de levá-la ao fogo, com folhas de uma árvore que produz um delicioso mamão, o qual se come cru, tendo sabor delicioso. E esse processo torna a carne tão tenra que suas fibras se separam facilmente com os dedos".

 

O mamão é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo valor nutritivo, como seu poder medicinal. Ele tem vitaminas A, B1, B2, B5, C, além de Fósforo, Cálcio e Ferro.

 

Fruto

 

1.       O mamão maduro é digestivo, diurético, emoliente, laxante, refrescante, etc. Sempre foi muito usado nas doenças do estômago e dos intestinos.

 

2.       O Dr. John Harvey Kellogg, proclamou o mamão " o mais poderoso digestivo que se conhece", recomendando entusiasticamente seu uso a todos os que sofriam de dificuldades digestivas, pois o estômago sensível, que não pode tolerar comida, encontra nessa fruta o descanso necessário ao processo curativo.

 

3.       O Departamento de Agricultura dos EUA, há muito tempo atrás, publicou: "O mamão possui peculiaridades e valiosas propriedades digestivas que o tornam de grande valor na dieta". E a experiência prova que a papaína, fermento solúvel fornecido pelo mamão, é capaz de digerir rapidamente duzentas vezes seu próprio peso em proteínas.

 

4.       O Dr. Alberto Seabra, afirma que o mamão, abundante de substâncias mucilaginosas e dos fermentos digestivos, é muito bom para aconselhar aos dispépticos.

 

5.       "Para todas as enfermidades do estômago e intestinos, o mamão é sem rival. Graças ao seu conteúdo em papaína, um fermento muito ativo, que na minha opinião, é muito superior à pepsina animal, é o (mamão) uma grande dádiva da Natureza à humanidade... Em casos severos de indigestão e gastrite, onde a assimilação de alimentos causa grande angústia, eu prescrevia uma dieta constante exclusivamente de mamão por vários dias, e verifiquei que era o bastante para restaurar a saúde ao paciente... Também contra a prisão de ventre crônica, achei que o mamão é o remédio mais eficaz", ensina o Dr. Raul Herreaux.

 

6.       O Dr. Teófilo L. Ochoa ensina: "O mamão comido em jejum, de manhã,  e eficaz contra a diabete, a asma e a icterícia. É também bom depurativo do sangue e estomacal proveitoso..."A papaína (fermento do mamão) tem sido aclamada como uma valiosa ajuda nos casos crônicos dos males do estômago, putrefação intestinal, prisão de ventre, flatulência....

 

7.       "Na China.... A polpa é secada e empregada para reduzir inchações e inflamações nos pés, e também para combater o reumatismo, caso em que tomam em cozimento.

 

8.       "Nas Antilhas, o mamão maduro, esfregado sobre a pele, tira as manchas, suaviza a cútis áspera e elimina as rugas produzidas pela idade. As mulheres nativas consideram o suco do mamão como seu melhor cosmético.

 

 

 

 

 

 

 

 


 





Comentários

Postagens mais visitadas