Reflexologia e sua fascinante história


Papiro: tumba de Ankhmakhor em Sakkara - Egito
Papiro: tumba de Ankhmakhor em Sakkara - Egito

Para conhecer bem uma pessoa, precisamos conhecer sua história. Quando conversamos e convivemos com ela, aprendemos sobre sua vida, seus gostos, seus sentimentos mais íntimos. Se isso não for possível, teremos que conversar com pessoas que conheciam ou ler sobre ela. Mas exigirá muito esforço e dedicação.

A história da Reflexologia é fascinante, cheia de personagens que foram persistentes em seus estudos, práticas e avaliações. Muitos povos e culturas diferentes contribuíram para a Reflexologia que conhecemos hoje. É uma viagem emociante no tempo, uma aventura! Homens e mulheres com apenas uma missão: Encontrar meios naturais de diminuir a dor e o sofrimento humano. Mas... homens e mulheres incansáveis, que dedicaram a vida e suportaram situações difíceis para nos presentear com essa técnica maravilhosa que é a Reflexologia.


A Reflexologia Podal como a conhecemos hoje, percorreu um longo caminho de conhecimento para chegar até nós. Não se contente com apenas o pouco do que tem sido contado. Estude, pesquise e assim encontrará lições valiosas para você primeiro e depois para compartilhar com outros.







3000 AEC - Chineses usavam terapia de pressão, que provavelmente incluía os pés para tratar problemas de saúde. Outros povos também usavam formas de terapias de pressão nos pés. 






2330 AEC  - A documentação mais antiga que temos conhecimento veio do Egito.  No início artistas egípcios observavam e registravam cenas da vida diária, que incluía as práticas médicas da época. Por séculos os médicos asiáticos têm usado massagens nos pés para ajudar a “Diagnosticar e tratar enfermidades específicas”. 

Ed e Ellen Case de Los Angeles viajaram para o Egito em 1979. Durante suas viagens, eles descobriram e trouxeram de volta um antigo papiro Egípcio com cenas descrevendo as ações dos médicos tratando as mãos e os pés de seus pacientes por volta de 2330 AEC.  A tumba de Ankhmahor (um médico de alta estima) em Saqqara é onde a cena descrevendo a pratica da Reflexologia foi encontrada.






A história continua...






_________________________________________________
Bibliografia

Reflexoterapia Margarita Gottold


__________________________________________________



#reflexologiapodal
#reflexologiapratica

#reflexoterapia





Quer aprender mais?




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas